Emergência em SC | 08/12/2008 12h24min
O segundo caso de leptospirose de Joinville foi confirmado em um menino de 10 anos do bairro Jardim Paraíso, na zona Norte. O diagnóstico foi feito sexta-feira. 
A criança recebe acompanhamento em casa e está sendo medicada com antibióticos, segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Joinville Heloísa Hoffmann. O estado de saúde é regular. 
O outro caso da doença foi confirmado na semana passada em um homem de 41 anos, do distrito de Pirabeiraba, também na zona Norte. Ele também recebeu acompanhamento em casa e se recupera bem, segundo Heloísa. 
Cerca de cem pessoas com sintomas semelhantes às da doença foram atendidas em Joinville nas últimas semanas. Agentes de saúde, profissionais dos postos e PAs e médicos receberam capacitação extra para lidar com o aparecimento da doença após as chuvas. 
A leptospirose é transmitida por roedores domésticos e o período de incubação da doença vai de um a 30 dias. Os sintomas são 
febre alta, dores de cabeça e musculares, até pele 
amarelada, insuficiência renal, hemorragias e alterações neurológicas, podendo levar à morte. O ideal é que a pessoa seja medicada antes do 5º dia que manifestar os sintomas. 
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br  Todos os direitos reservados.