| 28/11/2007 16h35min
Depois de Luiz Felipe Scolari, poucos técnicos na história recente do Grêmio têm o retrospecto de Mano Menezes. Em dois anos e sete meses, foram sete competições e três títulos, incluindo o bicampeonato gaúcho (2006 e 2007) e o histórico Brasileiro da Série B (2005). 
Até agora, em três temporadas, foram 165 partidas oficiais no comando do vestiário do Olímpico. Os números somam 88 vitórias, 44 derrotas e 33 empates. Mano ganhou duas vezes mais do que perdeu. No total, 260 gols a favor, 176 contra. 
O treinador também comandou o time na ótima campanha no Brasileirão do ano passado, conquistando o terceiro lugar, e na Libertadores desta temporada, em que o Grêmio ficou com o vice. 
Confira os melhores momentos de Mano no Olímpico: 
1) Batalha dos Aflitos 
Foram dois pênaltis evitados e quatro jogadores expulsos. No auge da confusão em Recife, contra o Náutico, pela última rodada do 
Brasileiro da Série B, dirigentes pensavam em tirar o time de campo. Mano 
ordenou a seus atletas que jogassem bola. Em 71 segundos, pênalti defendido por Galatto, gol de Anderson e o Grêmio de volta à Série A do Brasileiro. 
2) Gauchão de 2006 
Mano Menezes fez do Grêmio campeão gaúcho contra um Inter que nos meses seguintes conquistaria a América e o mundo. No primeiro Gre-Nal decisivo, empate em 0 a 0 em casa. No Beira-Rio, mais um empate: 1 a 1. Com o saldo qualificado Mano quebra uma seqüência de quatro títulos colorados. 
3) Brasileirão de 2006 
Com um grupo limitado, mas inflamado pela conquista estadual, o Grêmio partiu com tudo para o Brasileirão. Era o retorno tricolor à elite. E o resultado foi uma campanha impecável, encerrada com o terceiro lugar e a classificação para a Libertadores da América. Mano consolidava-se como treinador de ponta no futebol brasileiro. 
4) Gauchão de 2007 
Novo Estadual, 
novo título para Mano. E com a clássica dramaticidade tricolor. Nas semifinais, derrota de 3 
a 0 para o Caxias no jogo de ida. Na volta, goleada de 4 a 0 e vaga na final, contra o Juventude. Mano seria bicampeão gaúcho com o Grêmio. 
5) Libertadores de 2007 
Forte nos pontos corridos, competente no formulismo da Libertadores. O Grêmio contrariou todas as probabilidades e, mais uma vez com um time limitado, foi vice-campeão da América em 2007. Perdeu quase todos os jogos fora, mas contou com um Olímpico sempre lotado para alcançar o vice-campeonato na decisão contra o Boca Juniors.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br  Todos os direitos reservados.