| 05/04/2008 17h39min
A tocha olímpica chegará a Londres na noite deste sábado, vinda da cidade russa de São Petersburgo, e deve encontrar protestos contra a política chinesa em relação ao Tibete. O fogo deve percorrer 10 bairros da capital inglesa e será carregado por 80 pessoas, como Theo Walcott, atacante do Arsenal, e o ex-tenista Tim Henman. 
São esperados novos protestos contra as medidas adotadas pela China no Tibete e a Polícia Metropolitana de Londres vai enviar um efetivo de 2 mil homens para fazer a segurança do evento. Um porta-voz da Scotland Yard afirmou que cerca de 500 pessoas devem participar das manifestações. 

Matt Whitticase, porta-voz do grupo "Free 
Tibet", afirmou à emissora inglesa "BBC" que está insatisfeito 
com a postura do governo chinês. 
— O que mais nos preocupa é que a China fala de valores olímpicos e de uma viagem harmônica com a tocha enquanto está matando no Tibete — afirmou Whitticase, em referência aos últimos conflitos na região tibetana de Garze. 
Segundo o "Free Tibet", sediado em Londres, a Polícia atirou contra 370 monges budistas do mosteiro de Tonkhor e outros 400 tibetanos que realizavam um protesto. A organização afirma que oito tibetanos morreram. 
Whitticase lamentou que Gordon Brown, primeiro-ministro do Reino Unido, tenha confirmado sua presença na cerimônia de boas-vindas à tocha olímpica na sua residência oficial de Downing Street. Brown disse que qualquer tipo de violência na China é condenável e pediu mais diálogo da China com os países que apóiam o Dalai Lama. 
O primeiro-ministro lembrou que o dalai lama não quer que os países boicotem os Jogos e confirmou sua presença no evento. A tocha olímpica viajará 
por 21 cidades de cinco continentes e passará por 
todas as províncias chinesas antes de retornar a Pequim para o início dos Jogos Olímpicos. 
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br  Todos os direitos reservados.